user_mobilelogo

2020 será o terceiro ano do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 sob a alçada da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Depois de um ano de grande crescimento para a modalidade, esta nova época será de ainda mais profissionalização e a aposta na segurança será reforçada.

Na sessão de apresentação, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Mangualde, foram lançadas algumas novidades e vantagens para as equipas nesta edição de 2020, nomeadamente um regulamento técnico comum para todas as provas de trial, o aumento dos prémios e algumas regras novas. A classificação final de cada evento é determinada pelo maior número de voltas, após exclusões das possíveis penalizações. Para que possam considerar-se classificados na prova de resistência terão que levar a bandeirada xadrez dentro do tempo limite, assim como, entrar em parque fechado no final da prova. A corrida terminará, decorridas as 2h30 sobre a partida, no momento em que uma viatura passar na linha de meta. A Prova de Resistência do CPT4x4 terá um tempo de 2h30m + 30 minutos (para após o primeiro concorrente a levar a bandeirada de xadrez, os restantes concorrentes passarem a linha de meta).

Os prémios foram aumentados e além do prémio no final de cada prova, será também atribuído um prémio final ao campeão de cada classe, incluindo a classe FUN que, em 2020, terá também um campeão.

No que ao calendário diz respeito há 5 provas que transitam da época passada (Valongo, Mação, Famalicão, Leomil e Paredes) e a estreia de uma localidade: Mangualde Novidades também ao nível da Federação. Em 2020 a FPAK decidiu instituir o cartão branco, um recurso para enaltecer condutas eticamente corretas. Além disso, as provas serão amigas do ambiente. A primeira será já a de Valongo com a colocação de vários ecopontos no recinto da prova. O arranque do CPT4x4 está agendado para 8 de março, em Valongo.

Calendário:

8 de março: Valongo

5 de abril: Leomil (Moimenta da Beira)

3 de maio: Mação

7 de Junho: Chãs de Tavares (Mangualde)

13 de Setembro: Vila Nova de Famalicão

11 de outubro: Paredes

Créditos da fotografia: Go Agency

RO20CPT4x4003